ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete do prefeito

Saúde lembra Dia Nacional de Luta Antimanicomial neste domingo(18)

Por Divulgação 16-05-2003 | 00:00:00

  A Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar marcará o Dia Nacional de Luta por uma Sociedade sem Manicômios, que acontece neste domingo(18), com atividades lúdico informativas no Parque Dom Antônio Zattera, das 13 às 17h. A cargo da Coordenadoria das Ações em Saúde Mental, o evento divulga as propostas dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), que prestam serviços extra-hospitalares de assistência à saúde mental e que substituem a forma tradicional de tratar as pessoas com transtornos mentais, visando assegurar o respeito à cidadania e a humanização da atenção à saúde.  
Segundo o coordenador da Saúde Mental, Eduardo Brod Méndez, o movimento marcado pelo dia 18 de maio é visto como um processo executado, diariamente, pelos profissionais de saúde mental “não manicomiais”, os portadores de transtornos mentais ligados aos serviços e as suas famílias, com o objetivo de sensibilizar a sociedade de que é ao aprender a compreender, a lidar e a conviver com uma pessoa que sofreu ou sofre de transtorno mental que estaremos construindo uma sociedade sem manicômios.  
“ Assim, estaremos “protegendo-os” de abusos ou violências , uma vez que os portadores de transtornos mentais são freqüentemente vítimas do que cometedores de violência, estimulando-os a responsabilidades, se possível trabalho, e viabilizando o convívio social , se possível relações amorosa”, observa o psiquiatra.  
A programação conta com exposição e venda dos trabalhos das oficinas dos CAPs, varal informativo dos serviços, distribuição de folders sobre as políticas de Saúde Mental e apresentações artístico-culturais. Como atividade paralela, um grupo de usuários, de vários Centros, irá acompanhar a programação da Rádio Com. A experiência faz parte da elaboração do projeto de um programa radiofônico, “Gente como a Gente”, a ir ao ar em breve, com apresentação e produção dos usuários com apoio de técnicos e profissionais da Saúde.  
As apresentações artística e cultural serão feitas pelo grupo de capoeira da Casa de Resgate, Grupo Vocal Esperança, que reúne usuários e familiares em parceria com o Instituto de Letras e Artes, Núcleo de Teatro do ILA, Projeto Arte e Saúde do ILA, Projeto Carinho da Esef e shows com músicos pelotenses, entre eles Marquinho Brasil e Izamir de Farias.

Carregando 0%
Carregando 0%