ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Mulher

Secretaria das Mulheres participa de ato contra o feminicídio em Porto Alegre

Durante a ocasião, foi lançada a exposição “Arrancadas de Nós - o feminicídio e as histórias que precisam ser contadas”, além da assinatura da Carta de Compromisso de Mobilização Nacional Pelo Feminicídio Zero

Por Carol Quincozes 15-04-2025 | 17:26:40

A secretária de Políticas para as Mulheres, Marielda Medeiros e representantes da pasta, participaram, na segunda-feira (14), do lançamento da exposição fotográfica “Arrancadas de Nós - o feminicídio e as histórias que precisam ser contadas”, no salão Júlio de Castilhos, da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Durante o ato, que contou com a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, foi assinada a Carta de Compromisso de Mobilização Nacional Pelo Feminicídio Zero, que contém reivindicações e propostas, visando a promoção de mudanças culturais e comportamentais para enfrentar a violência de gênero.  

Exposição irá percorrer cidades que aderiram ao projeto da deputada Stela Farias (PT), incluindo o município de Pelotas (Fotos: Divulgação/Secretaria de Políticas para as Mulheres)

A exposição “Arrancadas de Nós - o feminicídio e as histórias que precisam ser contadas”, irá percorrer os seis municípios que aderiram ao projeto da deputada Stela Farias (PT), incluindo a cidade de Pelotas, que terá, posteriormente, a divulgação da data e local. A exposição será gratuita e aberta ao público, não sendo necessário nenhum tipo de inscrição prévia.

Dentre as seis narrativas que serão apresentadas na exposição, está a história de Leandra Vitória Franco Rossales da Silva, que foi assassinada com disparo de arma de fogo no dia do seu aniversário de 25 anos, no ano de 2023, em Pelotas. A jovem foi morta pelo namorado, Lucas Loi Potenza, de 27 anos, deixando um filho de cinco anos.

Conforme a secretária de Políticas para as Mulheres, a estimativa é que a exposição permaneça por uma semana em cada município participante. “A iniciativa tem a intenção de aumentar a visibilidade e a conscientização acerca da prevenção e luta contra o feminicídio, fortalecendo a responsabilidade social na defesa e garantia dos direitos das mulheres. A exposição demonstra a importância de unir esforços entre instituições, sociedade civil e entidades para mudar a cultura de violência em todo o Estado”, ressaltou a titular da pasta.

Tags

mulheres, feminicídio, conscientização

Carregando 0%
Carregando 0%