ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Vigilância Sanitária vistoriou 27 restaurantes desde dezembro

Entre todos os estabelecimentos fiscalizados quatro tiveram que fazer adequações e dois foram autuados

Por Micael Carvalho 30-01-2023 | 15:29:47

Com a chegada do verão, e consequentemente, o aumento nas temperaturas, o cuidado na manipulação e conservação de alimentos requer o dobro de atenção. A fim de garantir a qualidade dos produtos ofertados nos comércios pelotenses, a Prefeitura de Pelotas tem investido em ações de fiscalização e vistoria por meio das equipes da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Desde dezembro de 2022, 27 restaurantes já foram vistoriados.

Foto: Michel Corvello - Arquivo/Ascom

Os dados da SMS mostram que dos 27 restaurantes vistoriados nove receberam selo de fiscalização, quatro tiveram termo de adequação expedido e dois foram autuados. Durante o período as equipes realizaram ainda a apuração de uma denúncia de um estabelecimento comercial.

De acordo com a Vigilância Sanitária os principais problemas encontrados nas fiscalizações estão relacionados à higiene e processos de manuseio de alimentos. Situações como descongelamento incorreto de carnes, exposição de alimentos em temperatura inadequada e funcionários com uniformes inapropriados, também aparecem como situações recorrentes em alguns estabelecimentos.

Orientações importantes ao comprar e consumir alimentos

- Dar preferência para a compra e consumo de alimentos em locais que sejam limpos e inspecionados pela Vigilância Sanitária;

- Adquirir e/ou consumir alimentos com procedência, evitando produtos de origem duvidosa;

- Sempre que possível verificar a validade dos alimentos;

- Cuidado ao consumir alimentos perecíveis comercializados em buffets, padarias, confeitarias, etc. Os mesmos devem estar em temperatura adequada (frios até 5ºC e quentes no mínimo 60ºC) para evitar contaminação;

- Sempre observar as condições dos manipuladores de alimentos e atendentes. Os profissionais devem estar devidamente uniformizados, com cabelos presos e protegidos, unhas curtas e sem esmalte e não utilizando adornos (anéis, pulseiras, relógio, corrente, piercing, etc.).

Para esclarecimento de dúvidas e registro de denúncias a Vigilância Sanitária atende por meio do telefone (53) 3284-7733 e pelos e-mails visasmspelotas@gmail.com e admvisapel@gmail.com. O departamento cumpre expediente junto à SMS, na rua Lobo da Costa, 1764, com atendimento das 08h às 14h.

Tags

Vigilância Sanitária, Fiscalização, Vistoria

Carregando 0%
Carregando 0%